top of page
Buscar

Ausência - aprenda como superá-la

  • Foto do escritor: Patricia Costa
    Patricia Costa
  • 22 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Ausência, falta, carência, privação... com certeza são sinônimos reconhecidos afetivamente por todas as pessoas. Quem nunca sofreu por ausência de algo ou alguém? Seja pelo término de um relacionamento amoroso, a perda de um ente querido, aquela saudade da época de infância, não ter o emprego que desejava ou por diversas outras situações.



A ausência é um tema que se faz presente constantemente na vida de todos nós e questão recorrente que tenho abordado em meu consultório no trabalho com as pessoas que buscam ajuda psicológica para obter bem estar emocional.


A dor da ausência pode gerar profundo sofrimento, sendo mais ou menos difícil de superá-la dependendo do vínculo estabelecido com àquela perda. Em alguns casos, por não conseguir superá-la a pessoa se mantém aprisionada naquele momento ou etapa de sua vida. Neste sentido, podemos compreender que dor produzida por uma ausência, independente do que a tenha causado, pode trazer intenso sofrimento psíquico e prejuízos impeditivos na vida pessoal, social e profissional de quem a carrega.


No momento em que a pessoa se depara com presença de uma ausência começam a surgir diversos e confusos sentimentos como medo, culpa, raiva, remorso, saudades, ansiedade, entre tantos outros que quando não compreendidos e elaborados poderão paralisar o indivíduo para novas experiências importantes a serem vividas. E, diante de tantos conflitos internos, algumas vezes pode ser muito difícil conseguir identificar estes sentimentos, elaborá-los e superá-los sem ajuda.


Por outro lado podemos pensar que a ausência se faz importante na medida em que possibilita o indivíduo a rever seus planos, vínculos e projetos pessoais. Algumas pessoas podem acabar se identificando com a dor da ausência e passam a acreditar que esta é a sua vida. Mas é preciso compreender que podem ser mais do que isso na medida em que aceitam o convite da transformação trazidos pela profunda reflexão à cerca deste sofrimento.


Normalmente a ausência de algo evidencia ao individuo a falsa ilusão de controle que carrega dentro de si, podendo em alguns casos fazer com que a pessoa não reconheça suas próprias reações diante de alguns fatos. Neste sentido, trabalhar em busca de reconhecer aquilo que realmente somos possibilita encontrar a própria identidade reconhecendo seus desejos e limites, promovendo menor vulnerabilidade e maiores recursos internos para suportar e enfrentar as ausências que encontraremos diante da vida.


Saber quem você é trata-se de uma busca de extrema importância, pois evitar falar do que lhe faz mal traz solidão e grandes sofrimentos. É preciso caminhar na direção do autoconhecimento, para encontrar a si mesmo e suas próprias respostas ao invés de buscar e/ou aceitar a resposta que o outro e que o mundo lhe dá. Desta forma, terá a possibilidade de ser algo diferente e obter novas fontes de energia para viver a sua própria vida de maneira mais completa e feliz.

 
 
 
Saiba Mais Sobre
 Dicas e Tratamentos
bottom of page